sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ambiente de Marketing

“O ambiente de marketing envolve e tem impacto sobre a organização”. É constituído por forças externas e internas.

Existem três perspectivas fundamentais relativamente ao ambiente de marketing:

  • Macro Ambiente
  • Micro Ambiente                   
Ambas são variáveis externas não controláveis

  • Ambiente Ineterno - que é uma variável interna controlável



Macro - Ambinete 

Inclui todos os factores que podem influenciar a organização. Devido à globalização as empresas sentem-se ameaçadas por produtos substitutos e novos competidores.

O macro – ambiente engloba:

·         Factores políticos e legais;
·         Factores económicos;
·         Factores socioculturais;
·         Factores demográficos;
·         Factores tecnológicos.

Micro - Ambiente

Influencia directamente a organização.

O micro – ambiente descreve o relacionamento entre empresas e as forças que controlam este relacionamento. Assim pode exercer um determinado nível de influência.

O micro – ambiente inclui:
  
Ambiente interno

Todos os factores são internos à organização.
Empresa:

·         Administração;
·         Recursos humanos;
·         I & D;
·         Compras;
·         Produção;
·         Contabilidade.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário