sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Estudo de Caso "Restaurante Gotissô"

Análise de Ambiente de Marketing

1ª Tarefa: Identificar as necessidades

O Restaurante Gotissô iniciou suas atividades como um delivery, mas logo identificou a necessidade de criar um à la carte, a pedido dos próprios clientes.

2ª Tarefa: Satisfazer as necessidades

Formulação de pratos de qualidade; Promoção de festivais de Sushis e Sahimis; Criação de ambiente apropriado para saborear a comida oriental; formação de equipe de funcionários altamente especializados.

Análise ambiental é uma prática de rastreamento das oportunidades e ameaças de um determinado negócio. No caso do restaurante Gotissô podemos destacar algumas análises como:

  • Forças Culturais e Sócias: A forte presença de imigrantes orientais e, portanto, da mistura de raças no Brasil, tornou viável a difusão da comida típica deste povo.
  •  Família e Costumes: Possibilitou a criação de um restaurante na região, pois o mercado mostrava-se promissor. Como ameaça, poderíamos citar a falta de conhecimento de um grande número de pessoas sobre a comida oriental, o que poderia causar uma resistência inicial.
  • Infra-estrutura e nível de desenvolvimento econômico: Havia condições propícias de instalação de um restaurante naquela região da baixada.
  • Concorrência: Não havia nas proximidades, um restaurante voltado para a comida oriental, ou seja, havia uma imensa oportunidade.
  • Ambiente demográfico: Existência de uma população sólida e numerosa na cidade com capacidade para consumir o produto.
  • Ambiente tecnológico: Capaz de promover oportunidades de inovação no atendimento e no conjunto de atividades do restaurante.
  • Ambiente Natural: Matéria-prima abundante e de fácil acesso para a produção dos pratos.

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