quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Marketing Mix

O Marketing Mix é um conjunto de variáveis que as empresas utilizam e necessitam para conseguirem atingir os seus objectivos de Marketing junto ao mercado alvo. Estas variáveis ou ferramentas tem que combinar adequadamente para as empresas conseguirem alcançar os seus objectivos definidos.
As variáveis ou ferramentas do Marketing Mix são conhecidas como os 4Ps que são elas: o Produto, o Preço, a Distribuição e a Comunicação.
Contudo actualmente à vários autores que colocam mais 3Ps como ferramentas necessárias no Marketing Mix, que são as seguintes: Pessoas; Prova Física; e o Processo, ficando assim os 7Ps do Marketing Mix.



Produto

É um produto, bem ou serviço que a empresa coloca ou oferece no mercado. Este produto para o Marketing centra-se nos benefícios que ele trará. Esta ferramenta define também quais os elementos que o produto deve conter, a sua qualificação, as decisões de marketing atribuídas ao produto, as decisões tomadas para as linhas do produto, assim como as etapas e ciclo de vida do mesmo.

Distribuição

É a ferramenta do Marketing Mix que visa com que o produto, bem ou serviço seja acessível ao consumidor final.

Preço

É o valor que o produto, bem ou serviço terá, de forma a conseguir maximizar o lucro da empresa. Para definir este valor é necessário analisar diversos factores que podem condicionar o mesmo.

Comunicação

Esta ferramenta do Marketing Mix, pretende dar a conhecer a oferta do produto, bem ou serviço ao consumidor final. Esta promoção é feita através do Mix da Comunicação (Publicidade; Promoção e Venda; Relações Públicas, Marketing Directo e Força de Vendas.


Pessoas

Esta variável do Marketing Mix indica-nos que o factor de recursos humanos (colaboradores, ou trabalhadores) é muito importante para a empresa, o que poderá originar mais ou menos vendas, mais ou menos lucro, ou acrescentar mais ou menos valor para o cliente.

Prova Física

É a Ferramenta do Marketing Mix, que indica a estética da empresa, ou seja o tipo de atendimento que a empresa quer, como quer o espaço, etc.

Processo

Dá-nos a conhecer o método que a empresa pretende ter  para a prestação de serviços, que pode ser padronizado ou personalizado, como por exemplo através de atendimento directo ou self-service.

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