quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estudo de Caso "Sumol"

 Marketing Mix
  • O Produto
Sumol é um refrigerante de sumo de frutas, levemente carbonatado, sem corantes, com sumo e polpa de fruta e conservado por pasteurização. A gama da marca divide-se em:
1. Gama Original
  • Sabor Laranja
  • Sabor Ananás
  • Sabor Manga
  • Sabor Maracujá
2. Gama Z (sem edição de açúcar): Sabor Laranja
3. In&Out : Sabor Morangos (edição especial que nasce de uma parceria com a série juvenil Morangos Com Açúcar)

  • O Preço

De acordo com as características do produto e do seu posicionamento, a marca apresenta preços que estão alinhados com a tendência geral do mercado.


  • A Distribuição

A distribuição da Sumol baseia-se me dois canais:
   - Alimentar: está presente em quase 100% das lojas hiper e super do país;
   - Horeca: cafés, restaurantes, cinemas, cadeias de fast-food, estações de serviço e lojas de conveniência.

  • A Comunicação
A Sumol considera que a comunicação é uma ferramenta essencial para o crescimento da Marca, comunicando em 5 vertentes:
1. Packaging;
2. Mass Media;
3. Acções de interacção com o target – patrocínios e realização de eventos de referência para o target (música, praia, festas e desportos radicais);
4. Visibilidade no ponto de venda;
5. Actividades promocionais.

As campanhas de comunicação da Sumol caracterizam-se pela sua assiduidade e inovação não só nos seus conceitos, mas também nos conteúdos. Prova disso mesmo é o facto de muitos slogans desenvolvidos pela marca perdurarem até hoje, como são os casos:
• "Stôra, como é que se diz Sumol em inglês?"
• "Porque éééééé que dizes isso"
• "Sumólicos Anónimos"

A estratégia da marca passa por assegurar uma proximidade com o público jovem, o seu principal grupo-alvo, o que justifica o seu patrocínio às duas edições do Rock in Rio Lisboa, um dos maiores eventos de música do Mundo. Desta forma a marca pretende não só estar junto das emoções dos jovens, mas também interagir com centenas de milhares de pessoas num ambiente de festa e diversão.
No seguimento desta premissa, a Sumol optou também por patrocinar eventos desportivos de Bodyboard, Kytesurf e Futebol, o que gera uma grande empatia entre a marca e os praticantes da modalidade.
Por outro lado, tendo em vista uma maior mediatização, em Março de 2007 a Sumol associou-se à marca "Morangos com Açúcar", que granjeava elevada notoriedade junto dos jovens portugueses. Esta parceria firmou-se através do lançamento do Sumol Morangos, uma Edição Especial com um sabor inédito no segmento dos refrigerantes de fruta com gás em Portugal.
Neste caso a marca apostou não só no product placement, mas também em cenas especiais com a participação dos dois bodyboarders patrocinados pela marca: Teresa Duarte e João Barciela. Deste modo, a presença da marca Sumol foi feita através de cenas manipuladas e cenas especiais.









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